quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Bruna,

Já que você gostou da foto, e é da área, vou te explicar a composição da mesma.

Aprendi com um amigo professor de economia, que a forma mais eficaz de aprender sobre determinado assunto, é explicando o conceito do mesmo.

Além do mais, é uma honra explicar um pouco do que eu sei pra musa da sala.

Depois que eu me apaixonei pela fotografia comecei a ver tudo com “olhar de fotografo” pesquisando alguma cena que desperte um real interesse. Abrindo um parêntese, acredito que o fotógrafo vive duas vezes mais que o cidadão comum, isto é, caso o fotógrafo deseje captar algo original ou belo, essa pesquisa estará mostrando um mundo que passa desapercebido para a maioria das pessoas.

Mas aonde eu quero chegar? Você gostou da foto porque atingi algo muito difícil: um trinômio que une Equilíbrio, ritmo e movimento. Vale ressaltar que a foto não possui o mesmo efeito grande, no momento pensei em foto para perfil com resolução pequena (130x150px ou 3x4cm).

Observa as faixas em tons de cinza médio fluindo na horizontal, bem como as sombras retangulares desenhadas pela luz sobre o carro justaposto ao fundo também na horizontal; Em contraposição, pra equilibrar o quadro, quebrando a monotonia, surge meu reflexo no caminho dos seus olhos, totalmente na vertical lançando seu olhar, sugerindo movimento, pro ponto de ouro da foto: meu rosto fotografando. Essa diferença entre vertical/horizontal, equilibra a imagem.

Defini-se ritmo como a repetição de um determinado padrão em um determinado espaço de tempo ou espaço. Podemos observar esse conceito nas faixas, sombras retangulares, design do carro e início da janela do mesmo, também retangular. E por último, para completar o trinômio, o movimento: que nesse caso, se dá com as curvas em tons de preto geradas pela posição do meu reflexo e pelo efeito que apliquei no photoshop, que em contraposição com as linhas e retângulos verticais e horizontais, geram uma leve sensação de movimento, que na verdade, possui uma função contrária ao ritimo. Enquanto este mostra um padrão repetitivo, aquele representa mudança suave de forma e posição sem apresentar repetição de algum padrão, como as curvas presentes na lateral esquerda e as inúmeras curvas no meu reflexo, entrando em contraste com todo o ritmo nas diversas tonalidades de cinza. Dando vida à imagem.

De fato uma imagem diz mais que mil palavras.

Você com todo esse seu charme, vai ficar linda com toda essa teoria.


Por, Caio Cesar de Aquino

4 comentários:

  1. Nem rolou de me concentrar nos conceitos finais, to burrao hj, eauehaueah, bom post ...

    ResponderExcluir
  2. é porque eu não to conseguindo postar a foto aqui do curso =(

    vendo a foto fica mais fácil ;)

    ResponderExcluir
  3. ótima explicação :)
    Mas como não entendo muito do assunto, boiei um pouco, mas conhecimento a mais nunca é demais, certo!? Beijos..

    ResponderExcluir